sábado, 1 de fevereiro de 2014

Previsão do Tempo no destino da Viagem para qualquer período do ano.

Quando pensamos em um destino para ir nas férias, a primeira pergunta que vem à mente é "Mas como será o clima lá, no período que posso ir? Será que chove?". Responder a estes questionamentos exige pesquisa que frequentemente começa no Google com o famoso "Quando ir a ...". Entretanto, você provavelmente já acertou as datas no trabalho e precisa saber, na verdade, "Como é o clima em ... no período ...". E, para essa segunda pergunta, é um pouco mais difícil de se achar uma resposta satisfatória, ou pelo menos, era.

Vamos te mostrar, passo a passo, como pesquisar os dados (médios) de temperatura e chuvas para qualquer localidade, para um período determinado.

1. Acesse o site http://www.wunderground.com/?MR=1 

 Continua...


 2.  Antes de qualquer coisa, altere a configuração do site para Celsius, no canto superior direito da página, conforme a figura a seguir.

3. Digite o nome do destino a ser pesquisado, preferencialmente em inglês, seguido do nome do País. Selecione o local na lista e clique em "Pesquisar".


Os primeiros dados que aparecem são atuais e, a menos que você vá viajar nesta mesma semana, o que precisa para avaliar o clima do destino pretendido são os dados históricos.

4. Selecione a Guia Almanaque, circulada na imagem.



 5. Com a Guia selecionada, clique em "ver mais dados do histórico".



6.  Na próxima tela, selecione o mês e a data para a qual você está planejando a viagem. No ano, selecione o logo anterior ao ano corrente, ou seja, como estamos em 2014, selecione 2013 e clique em Visualizar. Depois disso, clique na Guia Monthly.
Não mexa ainda em Trip Planner, marcado na imagem abaixo, voltaremos a ele daqui a pouco.




 7. Apenas role a tela do navegador para baixo e encontrará um calendário do ano selecionado, com os dados de temperatura, de chuvas e informações gráficas: nublado, parcialmente nublado, ensolarado, etc. Verifique também outros anos, para ter uma ideia melhor de como é o clima naquele período.



8. Continue rolando a tela e encontrará os mesmos dados em formato de planilha. Consulte os dias em que planeja viajar. Aqui é possível visualizar o histórico de eventos, como chuva e trovoada.



 9. Agora, volte ao topo desta mesma página e selecione as datas de viagem em Trip Planner.




 10. Aqui, o site fornecerá um resumo de um período de 15 dias após a data selecionada, conforme o detalhamento abaixo. Nem todos os destinos possuem os dados de média de temperatura nessa tela e, os que os possuem, estão em Fahrenheit, mesmo que você tenha arrumado a configuração para Celsius no passo 2. Para visualizar esses dados, siga os passos anteriores.


Mas, e se você tiver o sonho dourado de conhecer um destino específico e precisa saber qual é o melhor período do ano para ir até lá? Bom, nesse caso, a pergunta seria "Quando ir a..." e, além de contar com os reviews dos seus queridos blogs de viagem, você pode seguir o passo a passo feito pelo Ricardo Freire, do Blog Viaje na Viagem e checar as médias de temperatura e pluviometria para o ano todo, para qualquer lugar do mundo.

1. Acesse o site http://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

OU...

Descobrimos recentemente que é só clicar em Calendar Select, nessa última tela do Trip Planner, que todos os dados de médias do ano todo estarão lá, em um gráfico arrumadinho!!













Comente com o Facebook:

Um comentário: